No dia 05 de setembro, celebramos o dia de Santa Teresa de Calcutá, santa inspiradora dos Filhos da Misericórdia. Nós somos chamados a anunciar a Misericórdia de Deus e cuidar dos corações transpassados pelo mundo, as missionárias da Caridade, Congregação fundada por Madre Teresa, são chamadas a saciar a sede de Jesus na cruz por amor das almas, especialmente dos mais pobres entre os pobres. Dois carismas distintos, mas duas missões com pontos em comum.  Por isso, Santa Teresa de Calcutá é uma inspiração para nós na vivência da nossa vocação e missão.

Para Madre Teresa, “os esquecidos, os rejeitados, os indesejados eram semelhantes ao sofrido Cristo e eles lhe davam a possibilidade de colocar o seu amor em ação”. O intenso sofrimento deles, tornava-se o próprio sofrimento dela, unindo-a a Cristo em Sua Paixão. Ela, com o seu exemplo, nos ensina a cuidar e amar dos mais pobres, como se estivéssemos cuidando do Cristo Crucificado e, ao mesmo tempo, nos ensina a sermos o próprio Cristo para eles, de forma que os corações transpassados tenham a experiência de estarem sendo cuidados pelo próprio Jesus.

Algo que poucos sabem sobre Madre Teresa é que, durante um longo período de sua vida, ela viveu , como ela mesma diz, “uma escuridão  indizível, que provoca dor no mais fundo do meu  coração; a escuridão é tal, que  realmente não vejo nada, nem com a mente nem com a razão”. Ou seja, ela não sentia a presença de Deus na sua vida, ao ponto de ela dizer: “o lugar de Deus na minha alma é um espaço vazio”. Porém, diante disso, ela não se afastou de Deus, mas ela decidiu que quanto maior fosse a sua dor e quanto mais escura fosse a escuridão, mais doce seria o seu sorriso para Deus. Assim, o maior dos seus ensinamentos para nós é que devemos amar a Deus sem nenhum interesse, sem esperar que Deus realize as nossas vontades, mas que devemos amá – Lo com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento,  e que apenas devemos ser como um instrumento da Misericórdia Dele na vida de tantas pessoas que carregam feridas no corpo e na alma.

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós!

 

Amanda Costa 
Missionária Consagrada de Vida